terça-feira, 20 de setembro de 2011

Orgulho Farrapo


As heróicas legiões que no extremo sul do Brasil se debatiam pela implantação do regime republicano, muito já haviam pelejado em prol de ideais de liberdade, igualdade e humanidade, quando no dia 20 de setembro de 1835, rebentava a Revolução Farroupilha com a proclamação de Piratini. O fim da revolta foi em 1845, sem que os objetivos fossem alcançados, mas com importantes conquistas.

Em 1854, os mesmos farroupilhas que haviam lutado contra o Império Brasileiro foram os que defenderam o Brasil contra as pretensões expansionistas do ditador argentino, Rosas. Em 1865, os gaúchos formaram vários “Corpos de Voluntários da Pátria” para a formação do exército da Tríplice Aliança: Brasil, Argentina e Uruguai, combatendo o Paraguai e seu ditador Solano Lopes. Depois da Guerra do Paraguai tem início da modernização do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul.

No dia 20 de setembro, o rio-grandense se reconhece através de figuras lendárias, dos sonhos, tradição, acontecimentos e das influencias, cuja inspiração no seu maior grão, define moralmente as virtudes da raça.

Veja mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário