Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

domingo, 22 de janeiro de 2012

Caçapava do Sul, mineração

A estrutura geológica do subsolo do município de Caçapava do Sul conta com grande concentração diversificada de minerais destacando em quantidade e qualidade o minério de cobre. Este minério foi encontrado na região pela primeira vez por Frederico Sellow, em 1825.

A exploração do cobre em Caçapava do Sul iniciou-se no ano de 1868 por John Mac Ginity e Cia cuja concessão mais tarde foi transferida a Companhia de Ouro e Cobre do Sul do Brasil – Coruja Filho.

Em 1901 nos campos denominados “Minas do Camaquã”, começou ser explorada pela Sociedade Belga de Minas do Cobre do Camaquã com capitais belgas e sede em Bruxelas. O cobre ali obtido era embarcado para Inglaterra via Porto de Rio Grande sendo transportado até este por carretas. Em 1907, esta Companhia teve que liquidar por prejuízos causados pela brusca queda no preço do cobre no comércio internacional da época. Em 1937 a mina foi adquirida pela Companhia Industrial Eletroquímica Ltda.

Em 1942 por intervenção federal criou-se a Companhia Brasileira do Cobre – CBC. Em 1975 são paralisadas as atividades de exploração dando lugar até os dias atuais a intensas pesquisas geológicas.

Saiba mais sobre a Minas do Camaquã:

Fonte: Livro “Aspectos Gerais de Caçapava” de Fortunato Pimentel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário