Tema 2024: Da Semeadura a Mesa Farta

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O Tropeiro Que Se Fez Rei

 
O coronel Pedro Luis da Rocha Osório foi um dos maiores empreendedores da cidade de Pelotas, marcando uma etapa de transformação na economia riograndense. Atuou como político, filantropo, industrial, charqueador, pecuarista e ozicultor. Acreditava na evolução econômica através de uma agricultura nacional e progressista.

Natural de Caçapava do Sul nasceu em 1854. Iniciou sua vida profissional aos quatorze anos como tropeiro e pela sua visão empreendedora transformou-se num dos homens mais importantes de Pelotas. Abolicionista e republicano atuou como político, filantropo e industrial. Faleceu no incío da década de 30.

Com uma pesquisa de oito anos de sua vida, sua bisneta Vera Rheingantz Abuchaim, lançou nesta quarta-feira (25) o livro “O Tropeiro Que Se Fez Rei” que descreve e retrata a vida de Pedro Osorio.

Os descendentes da família Osorio de Caçapava do Sul, Volnei Freitas, Eno Osório e Lislair Leão Marques, se fizeram presente no grandioso evento que aconteceu na Bibioteca Pública de Pelotas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário