sábado, 22 de outubro de 2016

Euclides Torres lança o livro "Bento Manoel, caudilho maldito"

Euclides Torres e Rivadavia Severo
O escritor caçapavano lançou no Salão Nobre do Instituto Municipal de Educação, no dia 19 de outubro, por ocasião das homenagens do aniversário de 185 anos de Caçapava do Sul o livro “Bento Manoel Ribeiro - caudilho maldito”. O livro histórico contém 300 páginas, apresentado pelo sepeense Cesar Pires Machado.

Após quatro anos de pesquisa, o escritor recria uma história de Bento Manoel Ribeiro – o gaúcho de Sorocaba – que chegou ao sul do Brasil com cinco anos transportados em um cesto atrelado a uma mula, acompanhado pelo seu irmão condutor de tropas, numa viagem de mais de dois meses. Pobre trabalhou de peão em São Sepé, iniciou carreira militar, como soldado raso e morreu aos 73 anos no posto de marechal do Exército Imperial como um dos homens mais ricos da Província. Durante a Revolução Farroupilha trocou de lado quatro vezes, entre revolucionário e legalista. Considerado traído por todos, definia o rumo da guerra conforme a bandeira que erguia. Morreu em 1855 e legou aos descendentes influência e poder que se estendeu até a década de vinte.

O evento de lançamento contou com apreciação da Comunidade Literária de Caçapava do Sul e da apresentação do escritor Alcy Cheuiche e concomitante ao lançamento do livro "Tropeando no Prata" de autoria de Rivadavia Severo.

Vale conferir esta obra histórica!
Capa do livro
Bento Manoel Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário