segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Muitos amigos para o Museu Caçapavano

Em sete dias de atividades genuinamente da cultura caçapavana, como Mostras Culturais, Palestras, Oficinas e Produção Literária, Poemas Gaúchos, Trovas, Bandoneon e Violão, ocorreram no I Workshop Cultural, realizado na Casa do Poeta, nos dias 12 a 13 de novembro, e marcaram momentos e registros especiais para a história de Caçapava.

O público bastante representativo a comunidade caçapavana apreciou as atividades aderiu ao novo Museu. Este é feito da comunidade para a comunidade é centrado na memória, na identidade e no cotidiano.

O I Workshop Cultural foi o primeiro movimento pró Museu a favor da cultura, da preservação histórica e do olhar para as coisas e pertencimento de nossa gente. Contou com a presença do Padre Rudinei Lasch que falou sobre a Casa Borges de Medeiros e nela o espaço reservado ao Museu Caçapavano. Em destaque as falas do Dr. Juarez da Rosa Teixeira sobre o processo criativo do livro a ser logo lançado “Caçapava, um olhar sobre o século XX” e do Prof. João Batista Oliveira Henriques que proferiu sobre os “Primeiros Povoadores de Caçapava do Sul”. Junto aos Amigos, o Dr. Lucas Osório da Costa debateu os “Aspectos jurídicos” para formação da Associação de Amigos do Museu Caçapavano que tem como Presidente a Sra. Renata Miranda. Os Poemas Gaúchos das Oficinas de Guilherme Alves Marques emocionaram os presentes, mas foi a Associação dos Trovadores que surpreendeu os Escritores Caçapavanos. Palestras de como entender um Museu foram ministradas por Graduando em Museologia Rafael Teixeira Chaves, pela Historiadora Dulcina Schievelbein, Escritora Lislair Leão Marques e pela Artista Plástica Isa Doris Teixeira de Macedo. Momentos musicais com por Lenin Pereira Brites, João Batista Oliveira Henriques, Evandro Gomes, e canções do CD “Versos e Melodias” por Luiz Hugo Burin.

A agenda 2017 já está repleta de atividades e assim se constrói parte do Museu Caçapavano, que é a educação para um novo ver da nossa cultura, alimentando e alegrando com o nosso fazer na arte, na música e tradições.

Os organizadores do evento, agradecem a todos que colaboraram, presenciaram, apoiaram e principalmente os que se tornaram amigos do Museu Caçapavano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário